Juan Muñoz

Juan Muñoz foi um famoso escultor espanhol. Nasceu em Madrid em 1953, o segundo duma família de sete irmãos. Na década de 70 viajou a Inglaterra para estudar no Croydon College e a seguir no Central School of Art and Design. Foi aí que conheceu Cristina Iglesias, com quem casou e teve dois filhos. Em 1982 viajou aos Estados Unidos para estudar no Pratt Centre de New York. Teve a sua primeira exposição em 1984 em Madrid, na Galeria Fernando Vijande. Desde então expôs frequentemente os seus trabalhos na Europa e noutras partes do mundo.

Juan Muñoz faleceu subitamente devido a uma paragem cardíaca aos 48 anos de idade na sua casa de verão em Santa Eulália del Rio, Ibiza, em 28 de Agosto de 2001.

Nos inícios dos anos 90, Juan Muñoz começou a produzir obras de carácter "narrativo", rompendo os limites da escultura tradicional, as quais constam de instalações de figuras de tamanho ligeiramente inferior ao natural em interacção mútua distribuidas em ambientes tanto fechados como abertos. As suas instalações convidam muitas vezes o espectador a relacionar-se com elas, deixando de se sentir espectador para discretamente fazer parte delas. As suas figuras monocromáticas, cinzento cor de chumbo ou cor de cera, ganham em descrição, na universalidade pela sua falta de particularização, mas essa ausência de individualidade questiona-nos e, por vezes, até incomoda.